Seminário Menor

Ao serviço de Deus desde a juventude

Em sua carta Pastores dabo vobis, São João Paulo II escreveu: “a vocação sacerdotal tem muitas vezes o seu primeiro momento de manifestação, nos anos da pré-adolescência ou nos primeiríssimos anos da juventude “.

            Santo Tomás de Aquino, procurando explicar o motivo pelo qual Cristo amava o Apóstolo São João, em particular pela sua “juventude”, escreveu: “isto nos permite conhecer como Deus ama de modo particular àqueles que se dedicam ao seu serviço já desde a primeira juventude[1]” . Por isto, a Igreja instituiu o seminário menor, onde os jovens que com sinais de vocação poderão discernir, estudar e preparar-se para continuar a sua formação no Seminário Maior.

            O objetivo é que o jovem possa tomar mais consciência do que é a sua vocação, discernir se Deus o está chamando, e cultivar este chamado em um ambiente saudável e propício. Se trata de uma preciosa obra educativa: os jovens recebem, por um lado, a formação própria do colégio e, por outro, uma introdução ao que será a sua futura formação sacerdotal. A vida dos seminaristas menores inclui muitas atividades como viagens culturais e esportes. São acompanhados por um sacerdote do Instituto que é supervisor de sua formação, o qual é acompanhado por outros religiosos que o auxiliam nesta tarefa. O Instituto oferece uma casa onde vivem juntos, com um estilo de vida que os prepara para a vida consagrada, com estudo, oração e recreação. Os estudantes visitam os seus país em alguns períodos do ano.

Previous slide
Next slide

Contate-nos

Se desejam saber más sobre nossos seminários menores.

[1] Santo Tomás de Aquino, In Iohannis Evangelium Expositio, c. 21, lect. V, 2.