Apostolado
Pregar a palavra de Deus
A Palavra é “mais penetrante do que uma espada de dois gumes” (Hb 4,12). Os religiosos dedicados a este apostolado devem viver em união íntima com Cristo e ter um amor incondicional pelas almas; recordarão que “todos os que anunciam a Palavra, são a voz da Palavra”[1]. São âmbitos da pregação: o estudo da Sagrada Escritura, a Teologia dos Santos Padres da Igreja, a Liturgia, o Catecismo, o diálogo inter-religioso, a publicação de revistas, ensaios e livros; e o trabalho nos meios de comunicação.
Apostolado Intelectual
Alguns dos religiosos do Verbo Encarnado ensinam em seminários, universidades e escolas, proporcionando a formação de ministros idôneos de Deus e trabalhando para que os princípios do Evangelho possam influenciar eficazmente na vida dos homens. A investigação teológica, filosófica, científica e cultural são pontos centrais de nosso carisma.
Pastoral Paroquial
Os religiosos que cuidam das paróquias devem estar disponíveis para as confissões, a qualquer hora do dia; dispostos a pregar os Exercícios Espirituais, a oferecer uma verdadeira direção espiritual e instrução religiosa, a organizar os Cursos de Cultura Católica e sempre ter um cuidado especial com a Liturgia, especialmente com a do domingo.
Oratórios
É este um aspecto destacável de nosso trabalho nas paróquias. O oratório nasceu da fé e do gênio de São Felipe Neri e foi desenvolvido por São João Bosco. É um lugar onde os jovens podem se encontrar, conviver, se divertir de forma saudável e conhecer mais a doutrina católica. Devemos fazer apostolado com as crianças e jovens, já que são o futuro da Igreja e da sociedade.