Vida Contemplativa

"Eles vão deixar tudo para Ele"

Nosso Instituto, além de ter casas de vida apostólica, conta também com casas de vida contemplativa, nas quais os religiosos consagram a sua existência totalmente a Deus e somente a Ele, em oração, silêncio e penitência.

            Aqueles que dentro de nossa família religiosa, movidos por Deus abraçam este modo de vida[1], consagrarão as suas vidas a contemplar e a viver o mistério do Verbo Encarnado[2], especialmente na máxima expressão de seu aniquilamento que é a cruz. Convidados a retirar-se no deserto: “Vinde sozinhos para um lugar deserto” (Mc 6,31), deixarão tudo por Ele, tomarão sua cruz e seguirão pois Ele mesmo disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).

            Os mosteiros são a vanguarda do nosso Instituto e os guardiões de seu espírito, mostrando a todos a primazia do amor a Deus e o valor das virtudes mortificativas do silêncio, da penitência, da obediência, do sacrifício e do amor oblativo.

            Oração – litúrgica e pessoal –, formação, silêncio, a vida particular e comunitária são os elementos essenciais da vida de um mosteiro.

Previous slide
Next slide

Contate-nos.

Se desejam saber más sobre a vida contemplativa.

[1] Diretírio de vida contemplativa, 5.7.8.48.50.67.134.137.171.174.179.

2] “A vida contemplativa implica numa permanente dedicação a Deus e a consideração e amor de seu mistério e de seu plano de salvação sobre todos os homens…”. Diretório de Espiritualidade, 220.